Notícias

Sonegação: Receita vai notificar 37 mil contribuintes

04 mar 2008 às 21:22

A partir de segunda-feira (10), a Receita Federal do Brasil vai começar a notificação de aproximadamente 37 mil contribuintes suspeitos de omitir rendimentos em suas declarações de imposto de renda nos últimos cinco anos. A fiscalização de pessoa físicas é a primeira etapa da denominada Estratégia Nacional de Fiscalização 2008.

Os dados utilizados na operação são mais complexos que os obtidos na malha fina. Além das informações indicadas no imposto de renda, gastos com cartões de crédito superiores aos rendimentos e transações imobiliárias foram considerados, declarou o secretário-adjunto da Receit Federal, Paulo Ricardo Cardoso.


Ele completou afirmando que "essa operação busca muita informação externa e profunda. Não trabalhamos com suspeita. Trabalhamos com fatos e cruzamento de informações. Foram identificadas 30 mil pessoas que apresentam distorções ao que declaram. Não é uma simples suspeita. São fatos concretos."


Segundo a Receita Federal, os outros sete mil investigados sequer apresentaram declarações.


Sonegação e multas


Apenas os 2.634 contribuintes com as maiores suspeitas de fraude terão de pagar R$ 1 bilhão em impostos, multas e juros, caso sejam comprovadas as irregularidades, informou a Receita Federal.

Além de ter de quitar o imposto devido, acrescido de juros, o contribuinte detectado pela Receita pode pagar multa que varia de 75% a 150% do valor do tributo.


Continue lendo