A Sociedade Rural do Paraná (SRP) vai sediar o Centro de Treinamento para Aquicultura e Pesca. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5) pelo superintendente regional do Ministério da Pesca, José Wigineski, durante o 9º Seminário Estadual de Aquicultura, que reuniu autoridades, lideranças de classe, estudantes, pescadores e produtores de pescado no auditório Horácio Sabino Coimbra, no Parque Ney Braga, em Londrina.
Wigineski disse ter recebido ligação do secretário executivo do Ministério da Pesca, Cleverson Zavaski, garantindo a liberação dos recursos necessários. O centro terá 293 metros quadrados e será construído próximo à Casa do Criador.
Será dotado de auditório, cozinha-escola industrial e espaço para exposição permanente de equipamentos. Custará R$ 488 mil e deverá ser inaugurado na Exposição Agropecuária e Industrial do ano que vem.
Fruto da atuação direta da Diretoria de Aquicultura da SRP, o centro vai abrigar cursos de treinamento e capacitação para diversas atividades ligadas à aquicultura – produção de alevinos, nutrição de peixes, monitoramento da qualidade da água, culinária com produtos à base de peixe, manejo de criação de peixes em tanque escavado e em tanque-rede, entre outros.