Os londrinenses desinteressados na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo entre Brasil x Holanda, na tarde deste sábado (12) às 17h, poderão passear nos shoppings da cidade que adotaram o "ponto facultativo" durante jogo.
"Os proprietários de lojas poderão manter o atendimento durante o jogo, desde que não requisitem a mão-de-obra de seus colaboradores, a fim de respeitar convenção coletiva de trabalho", informou a assessoria de imprensa do Catuaí Shopping e Londrina Norte Shopping.
As lojas podem optar por encerrar o atendimento ao público às 16h30, meia hora antes do início da partida com uma hora após o fim do jogo.
O Boulevard Shopping também adotou a mesma postura. "O funcionamento das lojas do Boulevard Londrina Shopping será facultativo neste sábado, dia 12 de julho, no horário de exibição do jogo entre Brasil e Holanda para a disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo. O shopping permanecerá aberto normalmente das 10 às 22 horas", informou a assessoria de imprensa do Boulevard.
O Royal Plaza informou que fechará as portas às 16h30, sendo que a reabertura das lojas, uma hora após o fim da partida, será facultativo.
Como o jogo será realizado no segundo sábado do mês, o comércio de rua poderia permanecer em funcionamento até às 18h, no entanto, a convenção coletiva da categoria prevê o fechamento das lojas a partir das 16h por conta da partida.
O Sindicato dos Empregados do Comércio de Londrina (Sindecolon) confirmou ao portal Bonde na última quarta-feira (9) que o acordo será mantido. Já os supermercados devem fechar as portas às 16h45 com retorno previsto 15 minutos após o fim da partida.
Sem motivação
Nesta semana, o treinador holandês, Louis van Gaal, criticou a disputa de partidas válidas pelo terceiro lugar do Mundial. Ele declarou que "só existe uma taça" e afirmou que não há motivação para os atletas entrarem em campo. "Esse é um jogo que nunca deveria ser jogado."
(Atualizada às 16h35)