Na manhã desta quarta-feira (4), os servidores municipais da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) participaram de uma capacitação sobre "Sistema Governamental de Apropriação e Análise de Custos Incorridos". A atividade foi realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Rua Raposo Tavares, 894. Amanhã (5), das 8h30 às 10h30, o curso se repetirá no mesmo local.
Ao todo, vão participar da qualificação profissional cerca de 100 servidores da autarquia. De acordo com o palestrante e gerente de finanças da Acesf, Felipe Palmieri Gallego Rojas, o curso ajudará os funcionários a entenderem mais sobre o novo sistema de custos que está sendo utilizado na Acesf. Ele garante mais qualidade aos gastos públicos.
"O sistema está em fase de testes e em novembro pretendemos apresentá-lo em números. Esse método será utilizado para a prestação de contas junto ao Tribunal de Contas e também para melhorar o gerenciamento de gastos e custos de materiais, produtos e serviços", explicou Rojas.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Para a superintendente da Acesf, Sonia Maria Nobre Gimenez, a capacitação para todos os servidores vem ao encontro de outras ações da autarquia, que visam melhorar o atendimento ao concessionário e garantir mais eficiência no trabalho dos servidores. Além dela, a Acesf está fazendo uma pesquisa de opinião ao concessionário e avaliação de obras e projetos.
"É importante mensurarmos os trabalhos e os investimentos, para melhorarmos a qualidade dos serviços prestados, minimizarmos os gastos e nos pautarmos na sustentabilidade ambiental", afirmou a superintendente.
O novo procedimento de controle interno foi implantado em cumprimento ao Decreto Municipal n° 728, de 18 de junho de 2015. Atualmente, ele é utilizado para a Acesf administrar 19 capelas mortuárias, 13 cemitérios municipais e sua sede administrativa.
Outros cursos
Na sexta-feira (6), a partir das 8h30 e das 13h30, será realizada uma palestra com o corregedor-geral do município, Alexandre Alberto Trannin, sobre as funções da Corregedoria, direitos e deveres dos servidores. Na sequência, o procurador do município, Ronaldo Gusmão, abordará o estatuto do servidor público. O encontro será na sala de reuniões da Fundação de Esportes de Londrina, que fica no térreo do Moringão, na Rua Gomes Carneiro, 315.
As palestras têm o objetivo de qualificar os servidores e fazem parte do projeto "ACESF: um referencial no atendimento às famílias enlutadas – uma nova perspectiva acerca do serviço funerário em Londrina". O projeto é uma parceria com o Centro Universitário Filadélfia (Unifil).