A Sercomtel é a operadora que teve o menor índice de reclamações de clientes registradas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entre os meses de janeiro e novembro de 2013. O ranking está publicado no Portal do Consumidor, lançado pela Anatel na última sexta-feira, 31.
Segundo a agência reguladora, na telefonia celular a Sercomtel teve apenas 0,045 reclamações por mil acessos/mês. Na telefonia fixa local, a operadora também aparece como a melhor do País, com 0,341 reclamações por mil acessos/mês.
A fonte da Anatel são os relatórios do Índice de Desempenho no Atendimento (IDA), que também estão disponíveis no Portal do Consumidor. O IDA possibilita ao cidadão comparar as operadoras no que se refere à sua capacidade de resolver, com agilidade e qualidade, os problemas apontados por seus clientes.
No IDA da telefonia celular, a Sercomtel ficou em primeiro lugar no País de janeiro a novembro e obteve nota 100 em todos os meses, com exceção de agosto. A nota 100 significa o cumprimento total das metas estipuladas pela agência e prestação de serviços eficientes para os seus clientes.
No segmento de telefonia fixa local, a Sercomtel também aparece em primeiro lugar em todos os meses, com exceção de novembro, quando ficou na segunda colocação.
"Historicamente, a Sercomtel sempre aparece como a operadora que atende de forma mais satisfatória às metas de qualidade e de prestação de serviços de atendimento eficientes para seus assinantes", enfatiza o presidente da companhia, Christian Schneider.
O Portal do Consumidor
O Portal do Consumidor é o espaço destinado à divulgação de informações de interesse dos usuários de serviços de telecomunicações, como direitos e deveres, dados estatísticos e indicadores de atendimento. O portal está disponível no endereço http://www.anatel.gov.br/consumidor.
No portal, os usuários têm informações sobre os canais disponíveis de atendimento, sobre encaminhamento de reclamações, sobre os seus direitos como clientes dos serviços de internet, telefonias móvel e fixa, e TV por assinatura, bem como acesso a dados e rankings que permitem comparar o desempenho das prestadoras, entre eles o Índice de Desempenho de Atendimento (IDA), calculado pela Agência, e as estatísticas de reclamações que chegam à Anatel.