A Sercomtel começou nesta segunda-feira (7) a entrega das ações preferenciais (sem direito a voto) a proprietários de linhas telefônicas. Até o início desta manhã, 2.220 assinantes já haviam feito a solicitação. Cerca de 60 mil inscrições têm direito às 3,3 milhões de ações da Sercomtel.
Um grupo de quatro atendentes trabalham na entrega dos certificados de ações. A expectativa é atender 70 assinantes por dia. Segundo informações da assessoria de imprensa da companhia, não há filas e o atendimento é rápido.
Têm direito a ações preferenciais sem direito a voto os proprietários que adquiriram linhas telefônicas fixas no modelo autofinanciamento, com inscrição ativa em setembro de 1996. As ações preferenciais dão direito a dividendos quando a empresa der lucro.
Para receber o certificado das ações, o assinante deve apresentar os documentos listados no portal da operadora. Para pessoa física, os documentos são cópias autenticada do RG e do CPF e cópia simples do comprovante de residência.
O atendimento aos assinantes está sendo feito na Coordenadoria Societária e de Relações com Investidores da Sercomtel, na Rua Professor João Cândido, 555 (entrada pelo estacionamento) no dia e horário agendados previamente pelo site www.sercomtel.com.br.
Não são pagos valores em dinheiro. A quantidade de ações depende do tipo de autofinanciamento da linha telefônica. O autofinanciamento exclusivo dá direito a 90 ações por linha e o compartilhado a 54 ações. Já o autofinanciamento adquirido quando estava em vigência a Portaria nº 881/1990 (período de 01 a 27 de dezembro de 1990) irá gerar 61 e 37 ações, casos exclusivos ou compartilhados, respectivamente.
Os clientes têm o prazo de um ano para requerer as ações preferenciais junto à Sercomtel.