A Sercomtel iniciou nesta segunda-feira (18), o processo de conversão da cobrança de ligações locais entre telefones fixos de sua base de assinantes habilitados no Plano Básico. A conversão pulso-minuto atinge nesta primeira etapa 7.206 linhas, que terão suas contas tarifadas integralmente por minuto nos vencimentos 03 e 07 de agosto.
No próximo dia 25, a Sercomtel faz a migração do sistema de cobrança para mais 35.438 linhas. Esses usuários começarão receber a conta tarifada por minuto nos vencimentos 10 e 15 de agosto.
Na terceira etapa, programada para o dia 4 de julho, outras 21.864 linhas passam pela conversão. As contas convertidas nessa data serão faturadas para os ciclos dos dias 18 e 22 de agosto.
As demais 10.635 inscrições serão convertidas no dia 12 de julho e a cobrança pelo novo sistema de tarifação aparecerá para os assinantes nas contas a vencer em 26 e 30 de agosto.
A Sercomtel conclui o processo de migração 19 dias antes do prazo máximo estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que é 31 de julho.
As demais linhas da Sercomtel Fixa que já são tarifadas por minuto (plano alternativo Perfil e Empresarial) não passarão por nenhuma alteração.
Opções para o assinante - Para substituir o Plano Básico tarifado em pulsos, os clientes podem optar por um dos dois planos estabelecidos pela Anatel: o Plano Básico por minutos, que dá direito a uma franquia de 200 minutos, em que a chamada começa a ser cobrada três segundos após o atendimento; ou o Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (Pasoo), em que a franquia é de 400 minutos, mas existe uma cobrança pelo completamento de chamada, além dos minutos utilizados, e o primeiro minuto é tarifado no momento em que a ligação é completada. Os valores dos minutos são diferenciados para cada plano.
O Plano Básico é recomendado para usuários que realizam chamadas mais curtas, e o Pasoo é indicado para quem faz chamadas mais longas ou utiliza conexão discada à internet.