As negociações não avançam, nesta terça-feira (13), e após uma semana de greve, bancários decidem manter as agências do Brasil inteiro fechadas. Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina (Sindiban), Regiane Portieri, uma nova rodada de negociações está marcada para esta quinta-feira (15), às 16h.
Com 70% das agências fechadas no Paraná, a greve nacional dos bancários está com mais de 15 mil trabalhadores paralisados em 735 agências e oito centros administrativos. Os dados são da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC-CUT-PR). A federação representa 85% do total de bancários no estado.
Na última sexta-feira (9), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs reajuste de apenas 7% no salário e somente R$ 300 a mais no abono, o que não cobre, sequer, a inflação do período, já que o INPC de agosto fechou em 9,62%, e representa uma perda de 2,39% para cada bancário e bancária.
Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a adesão ao movimento atinge 11,5 mil agências e 48 centros administrativos, o que representa 48,9% dos locais de atendimento no país.