Notícias

Selo Procel em prédios será lançado em Londrina

30 out 2009 às 11:56

O Programa Procel Edifica será lançado nesta quarta-feira em Londrina. O selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que já se tornou um marco no setor de eletrodomésticos, visa orientar o consumidor sobre o gasto de energia de cada equipamento. No caso das edificações, o selo mostra aos compradores de imóveis se as edificações foram planejadas para economizar energia. O evento contará com a presença de Roberto Lamberts, professor-doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e responsável pelos estudos técnicos da etiquetagem.

O evento será no auditório do Ceal/Sinduscon (Avenida Maringá, 2.400), das 13h30 às 17 horas. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. A etiquetagem tem cinco gradações (do verde ao vermelho) que indicam qual o padrão de eficiência energética do imóvel. O selo será conferido por laboratórios credenciados oficialmente, com apoio do Inmetro. Devem passar por avaliação todos os imóveis com mais de 500 metros quadrados de área útil, inclusive prédios públicos. Especialistas em eficiência energética acreditam que num futuro próximo, a etiquetagem será um forte diferencial na concorrência do mercado imobiliário.


Imóveis mais eficientes têm menor custo de manutenção e deverão atrair fortemente a atenção dos compradores. Atualmente, a adoção do Procel Edifica pelas construtoras é voluntária, mas em dois anos se tornará obrigatória. O presidente do Conselho do Meio Ambiente de Londrina (Consemma), Fernando de Barros, lembrou que, segundo anúncio recente do governo federal, os eletrodomésticos mais eficientes energeticamente receberão incentivos fiscais.

Serviço: Mais informações sobre o programa podem ser obtidas nos sites: www.procelinfo.com.br e www.labeee.ufsc.br. Inscrições podem ser feitas nos telefones: (43) 3348-3100 ou 3327-6777.


Continue lendo