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Sacolas retornáveis rendem desconto em supermercados

02 set 2010 às 11:45

Quem nunca levou para casa as sacolinhas do supermercado e as reutilizou para embalar o lixo doméstico ou mesmo as deixou guardadas em armários? A utilização dessas embalagens sempre foi um hábito dos brasileiros. No entanto, hoje sabe-se que uso excessivo de sacolas plásticas e seu descarte em locais inadequados têm poluído rios, entupido bueiros e sujado as cidades.

De acordo com dados da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), uma sacola plástica demora, em média, 100 anos para se decompor. Para se ter uma idéia do tamanho do problema, estima-se que sejam produzidas 500 bilhões de sacolas plásticas por ano no mundo. No Brasil, os supermercados distribuem um bilhão de sacolas por minuto, o que equivale, em média, 66 sacolas para cada brasileiro.


O cuidado com o meio ambiente exige mudança nos hábitos de todos os cidadãos, o que leva algum tempo para acontecer. Mas é por meio de ideias criativas e boa vontade que algumas empresas começam a criar soluções práticas de sustentabilidade.


Em Londrina, o supermercado Mercadorama tem incentivado seus clientes a utilizarem a sacola retornável em substituição à sacola plástica, por meio do programa ''Cliente consciente merece desconto''. As pessoas que se utilizar meios alternativos de embalagem têm desconto de R$ 0,03 a cada 5 itens comprados - o valor corresponde ao custo de uma sacola plástica. Se comprar mais produtos, e não usar as sacolas, o abatimento é calculado proporcionalmente.


Maria Isabel Jaekel, gerente de Assuntos Corporativos do Walmart Brasil, rede a que pertence o supermercado, informa que o programa foi lançado com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e entrou em vigor em todo o Paraná, nas lojas BIG e Mercadorama, em maio de 2009. ''A idéia é privilegiar diretamente o consumidor que também está preocupado com o meio ambiente'', diz.


Desde a implantação do programa no Estado, os clientes já evitaram que mais de 5,2 milhões de sacolas plásticas fossem depositadas na natureza. O número é também significativo pela recompensa financeira: valor superior a R$ 158 mil foi concedido em descontos aos consumidores que recusaram a tradicional embalagem. ''Em todo o País são R$ 895 mil em descontos, o que representa 29,8 milhões de sacolas a menos'', destaca Maria Isabel.


A primeira iniciativa da rede, teve início em 2008, com a oferta de sacolas retornáveis de algodão que, no Paraná, já foram vendidas mais de 250 mil unidades nas 43 lojas da rede. A meta é, até 2013, reduzir em 50% o número de sacolas plásticas entregues aos clientes nas lojas, em todo o País.


A estudante Gabriela Gonzaga adquiriu uma sacola no início da promoção. Para ela, evitar o uso de sacolas plásticas é uma forma de colaborar com a preservação do meio ambiente. ''O plástico demora anos para se decompor e acaba nos aterros, nos rios, poluindo o meio ambiente. Utilizando sacola retornável estamos cumprindo a nossa responsabilidade ambiental'', diz.

Valdecir Galhardi, presidente da Regional Norte da Associação Paranaense de Supermercados (Apas), destaca a importância da iniciativa. Segundo ele, a entidade tem estimulado seus sócios a aderirem ao programa. Galhardi comenta que há um uso excessivo de sacolas plásticas por parte dos clientes, ainda não conscientizados, não há como os estabelecimentos deixarem de fornecer as embalagens. A Apras Regional Norte, juntamente com Curitiba, está fazendo um estudo sobre como motivar o uso racional das sacolas plásticas.


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