A tradicional revista de atualidades americana Newsweek anunciou nesta quinta-feira que deixará de ser uma publicação impressa e terá apenas conteúdo online.
Publicada há quase 80 anos, a revista terá sua última edição impressa em 31 de dezembro. A medida reflete uma tendência, de parte da mídia impressa, de concentrar seu conteúdo em plataformas online, à medida que as receitas com publicidade vêm caindo.
O grupo Daily Beast, com o qual a Newsweek se fundiu dois anos atrás, disse que seu site tem mais de 15 milhões de "unique visitors" por mês, um aumento de 70% em relação a 2011.
"Deixar (a mídia) impressa é algo muito difícil para todos nós que amamos o romantismo do impresso e a camaradagem daquelas horas antes do fechamento nas noites de sexta-feira", disse em comunicado Tina Brown, fundadora do Daily Beast. "Mas, aos aproximarmos do 80º aniversário da Newsweek, no ano que vem, precisamos sustentar o jornalismo que dá propósito à revista - e incorporar o futuro totalmente digital."
Ela afirmou que a decisão "não tem a ver com a qualidade da marca jornalística - isso segue tão poderoso quanto sempre foi. A questão é o desafio econômico publicar e distribuir (uma revista) impressa".
A Newsweek se tornou a segunda maior revista semanal de notícias dos EUA, atrás da Time. Mas recentes quedas em circulação e anunciantes vinham gerando perdas financeiras à publicação.