O governador do Paraná, Beto Richa, e o presidente da Renault do Brasil, Oliver Murguet, inauguraram nesta quarta-feira (20) a nova fábrica da Renault em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, também participou da solenidade.
A ampliação recebeu investimento de R$ 500 milhões e faz parte de um plano total de R$ 1,5 bilhão para o período 2010-2015. O projeto da empresa foi enquadrado no Programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado, para incentivar a geração de novos empregos.
A unidade foi ampliada para aumentar a capacidade de produção de automóveis. Com isso, a produção anual da montadora passa de 280 mil para 380 mil veículos. A fábrica de automóveis, responsável pela produção dos modelos Duster, Sandero e Logan, aumenta a capacidade de produção de 220 mil para 320 mil unidades anuais. Já a fábrica de comerciais leves mantém sua capacidade em 60 mil veículos por ano.
"A inauguração da nova fábrica confirma a confiança da Renault no futuro do País e seu compromisso com o Paraná. É resultado de seu crescimento nos últimos três anos, bem acima do mercado brasileiro", disse Richa.
Renault no Paraná - A montadora é hoje a segunda maior empresa em faturamento do Estado e a maior exportadora. Em 2012, ficou entre os cinco maiores fabricantes nacionais de automóveis, com participação de 6,6% do mercado. Aprevisão da companhia é alcançar 8% até 2016.
Na área comercial, em 2011 a rede era composta por 204 lojas. Em 2012 este número cresceu 15%, alcançando 235 unidades. Para este ano, o objetivo da Renault é crescer mais 17%, com a instalação de 40 novas lojas, e alcançar 275 concessionárias no País, com uma cobertura de 83% do território nacional.
A empresa informou que, além dos atuais 6.500 empregos diretos, gera outros 25 mil indiretos só no Paraná. (Atualizado às 12h)