O setor de franquias cresceu 20,4% no Brasil em 2010, tendo um faturamento total de R$ 76 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Neste cenário, o setor alimentício merece destaque, já que, só no ano passado, faturou cerca de 40% a mais do que em 2009, crescimento impulsionado principalmente pelas redes de frozen yogurt.
Para se ter uma ideia, em 2010 surgiram no Brasil 14 novas redes neste segmento. O empresário Rafael Soares, da Yoguland, afirma que os dados da ABF são motivo de comemoração e reafirmação do desempenho positivo desempenhado pela marca desde sua criação, em 2009.
Na última semana de março foi inaugurada a 15ª franquia da marca em Curitiba e 30ª loja da rede. Em 2011 a Yoguland espera alcançar um faturamento total de R$ 20 milhões, 150% a mais do que no ano passado. Até o final do ano, a rede deverá ter um total de 100 unidades, entre lojas abertas e novos contratos.
"Nossa expectativa é muito positiva, já que o marca Yoguland vem se fortalecendo e atingindo novas regiões, como a centro-oeste, por exemplo. Também temos franqueados atuais que estão partindo para a segunda ou terceira loja em menos de dois anos de atividade. A Yoguland também crescerá com parcerias junto a outras marcas de fast-food, abrindo novas lojas no modelo store-in-store, ou seja ‘loja dentro de lojas’, assim entrando em bons pontos comerciais já existentes", declara Soares.