Notícias

Reajuste de tarifas de telefone poderá ser apenas anual

08 out 2010 às 11:56

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu colocar em consulta pública uma proposta sobre o regulamento dos critérios de reajuste para chamadas entre telefones fixos e celulares.

Pelo novo regulamento, o reajuste das tarifas das chamadas entre fixos e móveis devem ocorrer no máximo a cada 12 meses, mediante aplicação de fórmula específica.


A Anatel propõe que até que haja determinação do valor a ser cobrado pela interconexão de redes, o chamado VU-M, deverá ser aplicado "um fator de transferência igual a 10% em 2011 e 10% em 2012".


"Com essa proposta, o valor ao consumidor das chamadas fixo-móvel, sejam locais ou interurbanas, sofrerá redução em seus valores nesses percentuais", afirma a agência.


A medida afeta também os valores dos demais tipos de chamadas que envolvem o pagamento da tarifa VU-M, como ligações entre operadoras diferentes. Esse valor continuará sendo livremente pactuado entre as empresas.

O prazo para recebimento de contribuições à proposta em Consulta Pública será de 30 dias, devendo ser realizada também uma Audiência Pública em data e local a serem definidos pela agência.


Continue lendo