O Royal Bank of Scotland (RBS) informou a funcionários que suspendeu os planos para montar uma unidade de banco de investimentos no Brasil, segundo informações do Wall Street Journal. A decisão se dá em meio a um terceiro trimestre negativo para o setor financeiro e as possíveis medidas de cortes de custo no próprio RBS, entre elas demissões.
"Nós concluímos que não é prudente comprometer o investimento necessário para estabelecer com sucesso nossa presença no Brasil", disse um porta-voz do banco. "Nós continuaremos trabalhando de perto com nossos clientes, usando nossa capacidade offshore para ajudá-los a atingir seus objetivos finais" no país, acrescentou.
Segundo uma fonte próxima aos planos de expansão do RBS no Brasil, funcionários do banco teriam passado cerca de dois anos tentando obter a licença para operar aqui. O RBS, controlado pelo governo do Reino Unido, recebeu a licença em setembro, mas decidiu que não aumentará a presença no Brasil por causa do período turbulento para a economia.