O Indicador Serasa Experian da qualidade de crédito do consumidor registrou leve queda, de 0,1 ponto, no segundo trimestre deste ano, para 78,9 pontos, ante 79 pontos apurados no primeiro trimestre. No mesmo período de 2008, o índice registrava 79,3 pontos. O indicador avalia, numa escala de zero a 100 pontos, a qualidade de crédito do consumidor: quanto maior a pontuação menor é a probabilidade de inadimplência.
Ao analisar um período mais longo, a Serasa ponderou que a qualidade de crédito do consumidor passou ilesa pelo movimento de turbulência financeira internacional. No último trimestre de 2008, o indicador fechou em 78,8 pontos, mesmo nível registrado no terceiro trimestre de 2008, quando se iniciou o agravamento da crise, após a quebra do banco norte-americano Lehman Brothers, em 15 de setembro, nos Estados Unidos.
A qualidade do crédito sofreu uma piora antes da crise, em 2007, por conta do rápido aumento do endividamento das famílias, acompanhado pela posterior elevação da inadimplência, um cenário agravado pelas medidas de aperto monetário (elevação do IOF e da taxa básica de juros) adotadas em 2008.
De acordo com o indicador, a Região Sul registra a melhor marca, com 83,8 pontos, seguida pelo Sudeste, com 79,2 pontos. Já a Região Norte teve a pior qualidade de crédito, com 75,2 pontos. O Centro-Oeste (77 pontos) e o Nordeste (77,5 pontos) ficaram abaixo da média nacional. Por faixa de renda, a classe que ganha até R$ 500 por mês é a que possui menor índice (73,4 pontos), evidenciando o maior endividamento de risco entre os consumidores. A classe acima de R$ 10 mil registra o melhor indicador (94 pontos), seguida pela renda de R$ 5 mil a R$ 10 mil (92,1 pontos).