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Propaganda de Activia e Actimel é considerada enganosa

16 abr 2010 às 23:40

A gigante francesa do setor de alimentos Danone anunciou que vai deixar de elogiar os supostos benefícios para a saúde de dois de seus iogurtes mais conhecidos, Activia e Actimel, diante da possibilidade de uma decisão da União Europeia contrária à empresa.

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) deve se reunir no início de junho para "esclarecer os critérios e regras de avaliação" no regulamento europeu sobre os argumentos benéficos para a saúde mencionados por determinados produtos alimentícios.


A empresa informou que vai retirar o pedido à EFSA para validar tais benefícios nos iogurtes Activia, que supostamente regula a digestão, e Actimel, que reforçaria as defesas naturais do organismo. A EFSA deve se pronunciar nas próximas semanas sobre as qualidades de ambos.


Em fevereiro, a EFSA considerou insuficientes as provas apresentadas pela Danone sobre os efeitos do immunofortis, um coquetel de prebióticos incorporado em alimentos para bebês e que supostamente reforçaria o sistema imunológico.


Em outubro do ano passado, a Autoridade Publicitária da Grã-Bretanha advertiu a Danone por considerar enganosa uma propaganda do Actimel na qual a empresa francesa afirmava que estava "cientificamente comprovado que ajuda a fortalecer as defesas naturais das crianças".


A Danone informou que modificará as propagandas na Europa para não citar os benefícios para a saúde que, a princípio, aumentam o consumo de tais produtos. Na França, a Danone já modificou as campanhas publicitárias.

O anúncio de Danone provocou uma queda de mais de 1% da ação da empresa na Bolsa de Paris, apesar do volume de negócios em alta de 8,3% para o primeiro trimestre de 2010, a 3,9 milhões de euros. (Fonte: www.espacovital.com.br)


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