Após três meses consecutivos de aumento, a produção industrial em janeiro recuou 1,3% em relação a dezembro de 2005. Os números constam da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física divulgada nesta quinta-feira (09) pelo IBGE.
Ainda assim, segundo o IBGE, o índice de média móvel trimestral mantém trajetória de crescimento. Na comparação com janeiro de 2005, a indústria assinalou avanço de 3,2%. O indicador acumulado nos últimos doze meses prossegue desacelerando, passando de 3,1% em dezembro para 2,9% em janeiro.
A queda de 1,3% entre dezembro e janeiro atingiu doze dos vinte e três ramos que têm séries ajustadas sazonalmente e três das quatro categorias de uso. Entre as indústrias que reduziram a produção, os movimentos de maior importância para o resultado global vieram de veículos automotores (-7,6%), farmacêutica (-10,2%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-6,1%). Estes três ramos haviam assinalado elevação em dezembro: 5,6%, 8,7% e 8,1%, respectivamente.
Entre as indústrias que cresceram na passagem de dezembro para janeiro, os destaques são: extrativa (1,6%), que com esse resultado atinge seu maior patamar na série histórica ajustada sazonalmente, seguida por bebidas (2,9%) e vestuário (4,9%).