A produção industrial brasileira caiu 1,7% em junho na comparação com maio e foi 0,6% menor em relação a junho do ano passado. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta sexta-feira(4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o recuo na produção do setor em junho tanto em relação a maio quanto a junho de 2005 foi generalizado, atingindo 17 dos 23 ramos pesquisados.
As maiores quedas na produção ocorreram nos setores de veículos automotores (-4,6%) e de outros produtos químicos (-4,8%). Também registraram recuou na produção a indústria extrativa (-3,4%), de máquinas e equipamentos (-2,1%), outros equipamentos de transporte (-7,2%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (-3,3%). Com alta na produção aparecem em destaque a indústria farmacêutica (5,5%) e de refino de petróleo e produção de álcool (1,5%).
De acordo com a pesquisa, no acumulado do primeiro semestre deste ano a produção do setor cresceu 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado e que 21 dos 23 ramos pesquisados tiveram aumento na produção. A fabricação de máquinas para escritório e equipamentos de informática (58,4%) foi a que mais se destacou no período, apoiada na produção de computadores e monitores.
Para o IBGE "os resultados sobre o fechamento do primeiro semestre refletem, sobretudo, os efeitos positivos da maior oferta de crédito, do crescimento do rendimento médio real e da inflação em queda".
Informações da ABr