A produção de açúcar na safra 2006/07 será a maior da história do país, informou nesta quinta-feira (30) o presidente da Conab, Jacinto Ferreira. Segundo estimativa da estatal, a produção deve ser de 30 milhões de toneladas, crescimento de 12,4% em relação à produção de 26 713 milhões de toneladas na safra anterior. As informações são do Portal do Agronegócio.
Ele estimou exportações de 20,6 milhões de toneladas, o que deve gerar receita cambial de US$ 5,7 bilhões. No caso do álcool, a produção é estimada em 17,6 bilhões de litros, sendo 8,4 bilhões de litros de anidro (misturado à gasolina) e 9,2 bilhões de hidratado. As exportações de álcool devem somar 2,1 bilhões de litros em 2006.
Ferreira negou as acusações de grupos ambientalistas de que as lavouras de cana estariam sendo plantadas na Amazônia. "A área plantada na região Norte é ainda muito pequena na comparação com o total do País", disse Ferreira.
O diretor do departamento de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, Ângelo Bressan, também participou da coletiva para divulgação da terceira e última estimativa para a safra 2006/07 de cana.
Ele não quis falar sobre as perspectivas para o mercado de açúcar e álcool em 2007. Segundo ele, no caso do açúcar, a expectativa é de aumento na oferta mundial e para o álcool, a demanda interna deve manter o mercado aquecido.