O primeiro dia de atendimento do Mutirão do Superendividamento, organizado pelo Núcleo de Proteção ao Consumidor (Procon Londrina), apresentou uma grande movimentação na sede do órgão, na rua Mato Grosso, região central de Londrina. Cem consumidores aproveitaram a oportunidade para renegociar dívidas com o Banco do Brasil e Itaú, os únicos que aceitaram a firmar acordos e oferecer até 90% em descontos. A renegociação ocorre em débitos do cartão de crédito, cheque especial e empréstimo em conta (CDC).
De acordo com o coordenador do Procon, Rodrigo Brum, os bancos Santander e Bradesco não responderam à convocação para atender os endividados. Já a Caixa Econômica Federal informou que o sistema de dados da empresa não poderia ser instalado na sede do órgão de defesa. Porém, ficou definido que um evento público deve ser realizado nos próximos meses nas agências da cidade. O mutirão prossegue até a próxima sexta-feira (9).
Brum acredita que a procura tende a aumentar nos próximos dias. Se a resposta da população for positiva, a possibilidade de prorrogação da iniciativa para a semana que vem ganha reforço. Porém, a confirmação se o serviço será estendido só vai sair após a concordância dos dois bancos. "Vai depender de uma acordo prévio", disse o coordenador do Procon. O atendimento é feito das 9h às 17h, mas as senhas são distribuídas somente até 15h.