Tênis, camisetas, perfumes, celulares, livros, cds. As dicas de presente para o papai são variadas e o consumidor deve prestar atenção na hora da compra com as formas de pagamento e a qualidade do produto para não se complicar depois.
De acordo com a coordenadora do Procon-PR, Elizandra Pareja analisar a forma de pagamento é importante nas compras a prazo, bem como saber qual é o juro praticado e o valor final do presente. No caso de utilizar cartão de credito, o valor a ser cobrado é o preço à vista e quando os pagamentos forem com cheques pré-datados, fazer com que conste na nota fiscal e preencher os cheques nominais à empresa.
O consumidor precisa estar atento ao adquirir roupas e sapatos, verificando sempre a numeração correta de ambos e se na etiqueta constam os dados referentes à composição do tecido, tamanho, bem como as instruções de lavagem. Pareja alerta para que o consumidor tenha cuidado quanto à qualidade dos produtos e a possíveis defeitos na peça. No eletroeletrônico, o manual, em português, e o certificado de garantia preenchido devem acompanhar a mercadoria.
Nas suas compras, o consumidor deve sempre pedir a nota fiscal da mercadoria, pois sem ela não será possível efetuar trocas, não haverá garantia do produto e estará impossibilitado de fazer qualquer reclamação. O prazo de reclamações é de 30 dias para produtos perecíveis como perfumaria, bebidas, etc., e de 90 quando o presente for um tênis, celular e roupas, por exemplo.
Se houver algum problema, o consumidor pode se dirigir ao Procon-PR pelo "Disque Procon" 0800-41-1512 e também solicitar informações pelo "Procon on line", acessando o site na internet www.pr.gov.br/proconpr., ou procurar o Procon de sua cidade.
Informações da AEN