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Procon-LD orienta consumidores para compras da Páscoa

Redação Bonde com N.Com
11 abr 2017 às 16:16

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- Divulgação
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Com a aproximação da Páscoa, o Núcleo Municipal de Defesa ao Consumidor de Londrina (Procon-LD) orienta os consumidores na hora de comprar ovos de chocolate e pescados. De acordo com o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, é importante que, no momento da compra dos produtos, os cidadãos fiquem atentos aos preços e à qualidade das mercadorias que estão adquirindo. Isso porque, há diversas marcas e modelos, assim como locais que estão comercializando produtos como ovos e barras de chocolate e pescados.

O coordenador do Procon destacou a importância do cidadão, antes de comprar os alimentos típicos do período da Páscoa, pesquise o preço dos mesmos. "Durante a fiscalização, que realizamos em conjunto ao IPEM, percebemos uma grande variação no preço dos ovos de chocolate e irregularidades em pescados. Por isso, pedimos para que os consumidores que suspeitem de alguma situação denunciem ao Procon", explicou.

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Na pesquisa realizada pelo Procon em parceria com o Instituto de Peso e Medida (IPEM), os técnicos vistoriaram 10 locais que comercializavam peixes e camarões congelados e ovos de chocolate. Foram encontradas irregularidades em algumas marcas de pescados, em que o peso descrito na embalagem dos congelados era diferente do contido no produto, chegando a 30% menos peixe ou camarão do que o indicado no rótulo. Já com relação ao peso dos ovos de chocolate não foram encontradas discrepâncias ou ilegalidades, apenas uma grande variação do preço dos produtos.

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Segundo Richa, agora os técnicos do Procon estão trabalhando em cima da elaboração de processos administrativos contra as marcas de pescados com irregularidades e na elaboração da denúncia que será encaminhada ao Ministério Público do Paraná, para apuração dos fatos. No percorrer do processo, as empresas poderão se defender e caso seja comprovada a fraude, elas receberão multas. "Em alguns casos o peso do produto não corresponde ao indicado no degelo, ou seja, o consumidor está sendo fraudado porque está pagando por uma quantidade, quando na verdade está recebendo a menos", explicou.

Denúncias - As pessoas que suspeitarem de irregularidades em produtos como pescados e ovos de chocolate podem fazer uma denúncia ao Procon, telefonando no 151. Neste número, os atendentes também esclarecem dúvidas e auxiliam os consumidores. É possível também fazê-lo pessoalmente na sede da Rua Mato Grosso, nº 299 ou pelo e-mail [email protected]. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


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