O Procon-PR multou o site de compras coletivas Groupon em R$ 1,4 milhão. De acordo com o órgão estadual de defesa do consumidor, de janeiro a agosto, foram registradas 221 reclamações contra o site e as audiências com o fornecedor não resolveram os problemas apontados pelos consumidores.
As principais reclamações registradas são pelo não cumprimento dos contratos firmados com o site de compras coletivas e pela dificuldade na solução dos problemas. Conforme registrado pelo órgão, nem o site nem os parceiros dão retorno para os usuários. Devido à falta de solução e à quantidade de consumidores que reclamam do serviço, o Procon decidiu pela multa administrativa.
De acordo com Cila de Fátima Mendes dos Santos, responsável pela Divisão Jurídica do Procon, "a conduta da empresa contraria as disposições do Código de Defesa do Consumidor, por desrespeitar vários direitos previstos na lei, entre os quais o cumprimento das ofertas realizadas pelos fornecedores".
À empresa, cabe recurso na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Caso o Grupon não entre com o pedido ou a secretaria decida manter a multa, a empresa deverá fazer o pagamento ou será inscrita em dívida ativa do Governo do Estado.