O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de Londrina, promove, dos dias 8 a 13 de maio, mutirão online para renegociação de dívidas. A iniciativa é uma realização da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, e permite que os consumidores negociem seus débitos diretamente com as empresas cadastradas. O mutirão online pode ser acessado pelo site www.consumidor.gov.br.
Para participar, é preciso acessar o portal, e fazer o registro para receber um login e senha. Em seguida, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta. O mutirão tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira. A medida visa prevenir o superendividamento e contribuir para a estruturação de uma vida financeira saudável.
Para o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, o mutirão é também uma oportunidade para que os consumidores negociem suas dívidas sem intermediários, ou seja, sem burocracia. "O consumidor irá receber um retorno da empresa, com uma proposta, em até dez dias. E caso seja necessário, o consumidor pode fazer uma contraproposta", afirmou.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Richa destacou que o Procon-LD está à disposição para avaliar as ofertas de renegociação de débitos, verificando se as condições são justas para o consumidor. "É um caminho prático para as pessoas que estão endividadas e não conseguiram obter um acordo, pois o mutirão oferece melhores condições de negociação. Podem participar pessoas com qualquer valor de dívida, em qualquer uma das empresas participantes", frisou.
Após o encerramento do mutirão, no próximo sábado (13), o portal 'Consumidor.com' permanece em funcionamento.