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Procon de Londrina dá dicas sobre a Black Friday

25 nov 2015 às 14:27

O Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon) orienta os consumidores sobre a promoção Black Friday, criada nos Estados Unidos e adotada no Brasil, com o objetivo principal de possibilitar a renovação de estoque das lojas, antes das vendas de Natal. Para que os consumidores aproveitem as ofertas e não caiam em golpes, já que as vendas são realizadas muitas vezes pela internet, aumentando a possibilidade de golpes, o órgão reuniu algumas dicas importantes.

Segundo o coordenador executivo do órgão, Rodrigo Brum, a promoção foi adotada no Brasil porque além de possibilitar a venda de produtos que não venderam bem durante o período normal, e estão causando prejuízo por estarem parados no estoque, as compras são facilitadas em razão da proximidade do pagamento do 13º salário dos empregados. "O consumidor deve estar atento a alguma dicas para não cair em armadilhas, pois a Black Friday é boa para o consumidor, mas é melhor ainda para o empresário", destacou.


Brum explicou, como regra geral, que durante a promoção os direitos aos consumidores são os mesmos aplicáveis em situações normais, inclusive no que diz respeito a desistência da compra, sem a necessidade de motivos, se a aquisição for realizada à distância, ou seja, por meio da internet, residência, trabalho, por carta, por catálogo, telefone, entre outros, em até sete dias após o recebimento da mercadoria.


Dicas para se proteger na Black Friday:


- Verificar se há ou não necessidade de comprar o produto, e se consumidor tem ou não condições financeiras para pagar por ele, sem comprometimento de renda, mesmo com a proximidade do recebimento do 13º salário;


- Nunca comprar por impulso;


- Verificar a idoneidade do site ou loja virtual. O Procon-SP fornece uma lista de sites não recomendados (clique aqui)


-Comparar os preços normalmente cobrados pelo produto a ser adquirido, o que pode ser feito através das ferramentas de busca na internet;


-Sempre comparar o produto a ser adquirido com similares de outras marcas;


-Desconfiar de produtos comercializados com descontos muito grandes, que tornem o preço muito baixo, irrisório ou ínfimo;

-Fazer a impressão de todo o processo de aquisição pela internet, ou salvar em formato de imagem (propaganda, oferta, pedido, contrato, condições, confirmação de pagamento, etc), a fim de que sirva de elemento de prova caso necessário.


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