O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON) divulgou, hoje (22), o balanço da "Operação Bancos", em que 23 agências bancárias, das quatro regiões da cidade, foram fiscalizadas.
A ação iniciou em 23 de fevereiro e só teve fim na tarde de hoje. O Núcleo verificou se os bancos estavam de acordo com as seguintes leis: Lei Municipal 761498, que limita o tempo de espera nas filas; Lei 10.932/2010, conhecida como Lei dos Biombos; Lei 10.027/2006, que determina a obrigatoriedade das agências disporem de bebedouros e sanitários, e a Lei 13.400/2001, que trata do atendimento preferencial.
Inicialmente, o Procon vistoriou cinco agências da região norte, resultando em 14 infrações constatadas. No dia 2 de março, seis bancos da região oeste foram analisados e somaram um total de 14 infrações. Já nas seis agências da região central, visitadas no dia 9 de março, foi constatado o total de 11 infrações.
Durante o dia de hoje, o Núcleo esteve em seis bancos da região sul, última região da "Operação Bancos". Os fiscais detectaram 14 infrações cometidas pelas agências. "Com a fiscalização de hoje, terminamos a ‘Operação Bancos’ com 23 agências vistoriadas e 53 infrações constatadas", afirmou o coordenador do Procon, Carlos Neves Júnior.
De acordo com o coordenador, o resultado da operação apontou um número elevado de infrações. "Nós não imaginávamos que encontraríamos tantas irregularidades. Falta de biombos, bebedouros, sanitários e do Código do Consumidor foram as infrações mais cometidas."
Com a constatação das infrações, o Procon pode tomar as devidas precações, para a adequação das agências. "Pudemos sentir como o consumidor é tratado, quando está no banco", explicou Neves.
Depois de verificada a irregularidade, o Núcleo pontuará as infrações e, caso seja necessário, chamará os responsáveis pelas agências. "A situação de alguns bancos é precária", relatou o coordenador. Em alguns casos, o Procon atuou o banco que tem um prazo de 10 dias para apresentar a defesa