O Procon de Arapongas alerta comerciantes e empresários para o chamado "golpe da lista telefônica". Segundo o chefe de atendimento do órgão, Luiz Fernando, os golpistas agem ligando para as empresas e dizendo que se trata de uma lista telefônica gratuita e em seguida passam um fax, pedindo para preencher os dados da empresa, assinar e carimbar com o número do CNPJ e retransmitir o documento.
"Normalmente a pessoa que atende ao telefonema, não é proprietário da empresa, mas uma secretária ou outro funcionário e como o golpista faz pressão psicológica, dizendo que ela tem que assinar e carimbar naquele exato momento, ou a empresa não constará na referida lista telefônica, a pessoa acaba inadvertidamente assinando e repassando o documento", alerta Fernando.
O documento é na verdade um contrato oneroso, e prevê que o nome e telefone da empresa, vai ser divulgado em uma lista telefônica impressa e também via internet mediante pagamento e caso não haja mais interesse, terá que ser pago um valor referente a rescisão de contrato. Em caso de negativa, os golpistas ameaçam protestar o nome da empresa.