Notícias

Presente de Natal do brasileiro tem até 78% de impostos

07 dez 2011 às 16:01

Com a chegada das comemorações de fim de ano, o contribuinte brasileiro mais uma vez depara-se com a alta carga tributária incidente sobre o consumo. É o que constata o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), com os principais produtos relacionados à data.

O consumidor deve se preparar para a alta tributação dos itens da ceia de Natal, como no caso do chester ou peru, com carga tributária de 29,32%, da champagne, com 59,49% e do panetone, com 34,63%. Quem optar pelo almoço ou jantar de festas em um restaurante, também não estará livre da mordida do Leão: do total da conta, 32,31% serão revertidos em tributos municipais, estaduais e federais.


O tradicional ato de enfeitar a árvore também carrega uma alta carga tributária. Os tributos incidentes na compra da árvore de Natal chegam a 39,23% do valor total, e nos enfeites, mais 48,02% são subtraídos do bolso do brasileiro somente para o pagamento dos tributos, assim como na montagem do presépio natalino, com 35,93%. Comemorar a data com fogos de artifício é outro desafio, já que do preço total do artefato, 61,56% são revertidos em tributos.


O contribuinte pode preparar o bolso também na hora de presentear amigos e familiares: a carga tributária do perfume importado é de 78,43%, do aparelho de MP3 ou Ipod é de 49,45%, da bicicleta, é 45,93%, e dos brinquedos, 39,70%. O videogame, um dos prediletos da garotada, traz a maior carga tributária entre os eletrônicos, com 72,18%.


Lupa no Imposto
O contribuinte poderá saber mais sobre a tributação de produtos e serviços no site www.lupanoimposto.com.br. A nova ferramenta eletrônica desenvolvida pelo IBPT permite consultar o valor real dos itens, descontados os valores dos tributos incidentes. Para fazer a consulta, basta fazer o cadastro, incluir o nome do produto e o preço pago, e o sistema fará o cálculo dos valores e impostos. Será possível ainda gerar listas de produtos e imprimir etiquetas do valor total com e sem os impostos.

Confira a carga tributária dos principais produtos de fim de ano:


Continue lendo