Notícias

Preços do morango e do chuchu dobram na Ceasa de Curitiba

02 out 2012 às 08:30

Os preços do morango e do chuchu na Central de Abastecimento (Ceasa) dobraram na última semana em Curitiba. De acordo com a tabela semanal divulgada na segunda-feira (1), as cotações desses e de mais quatro produtos hortigranjeiros entre os trinta de maior peso na comercialização geral foram os responsáveis pela elevação de 6,10% na média ponderada das cotações.

A maior alta foi registrada no chuchu extra 2 A, com 108,33% em relação à semana passada. Apontado como vilão de inflações, o produto apresenta pouca resistência às oscilações de temperatura- e não foi o único a marcar três dígitos percentuais de alta. A bandeja 1,5Kg de morango subiu 100%, a R$ 10. A abobrinha verde está em alta de 86,67%, a vagem macarrão extra 2 A de 33,33%, o tomate extra 2 A 37,50% e o pimentão verde extra 2 A de 12%.


Segundo a Divisão Técnica Econômica da empresa, as elevações foram ocasionadas pela menor oferta desses hortigranjeiros na Ceasa da Capital nos últimos dias, em razão de perdas na colheita ocasionadas pela ocorrência de chuvas e granizos em municípios da Região Metropolitana neste início de primavera.


Por outro lado, dez produtos estão mais acessíveis: batata comum especial lavada (- 9,40%), beterraba extra 2 A (- 10%), pepino salada extra 2 a (- 12%), repolho híbrido médio (-16,67%), abacate manteiga (- 6,67%), abacaxi Havaí grande (-8%), banana caturra primeira (- 6,67%), limão tahiti médio (- 11,11%), manga tomy (- 3,03%) e melancia redonda (- 10%).

Os consumidores têm boas opções de compra entre os produtos que baixaram, ou estão com preços estáveis, como abóbora seca, aipim extra, alface crespa, batata doce branca extra, batata salsa extra 2 A, cebola pêra nacional, cenoura Nantes 2 A, couve flor grande, laranja pêra grande, maçã nacional gala, mamão comum, melão amarelo grande, uva Niágara rosada e ovos brancos extra.


Continue lendo