A Movelpar 2013 – Feira de Móveis do Paraná, que aconteceu de 11 a 15 de março no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas (norte do PR), superou todas as expectativas. Pesquisa realizada com expositores revela que os negócios com lojistas vindos do mercado interno e externo atingiram R$ 672 milhões. O fluxo de público durante os cinco dias da Movelpar foi de 46,5 mil pessoas. Os visitantes vieram de todos os Estados brasileiros e de mais 25 países.
A Movelpar também recebeu importadores de 10 países convidados pelo Projeto Comprador Internacional, organizado pela Abimóvel (Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário) e pelo Sima (Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas). Durante quatro dias, o Projeto Comprador promoveu 747 rodadas de negócios envolvendo 21 importadores e 38 indústrias expositoras. Os negócios chegaram a US$ 10,66 milhões – um aumento de 50% em relação aos resultados da edição de 2011.
O presidente do Expoara, Wanderley Vaz de Lima, ressaltou a importância da Movelpar para fomentar relacionamentos entre a indústria e o lojista e, sobretudo, para a ampla divulgação dos lançamentos, novidades e soluções preparadas pelos expositores. "Estamos vivenciando um momento importante para a economia brasileira, com um mercado consumidor crescente e interessado em adquirir produtos diferenciados, com tecnologia e design", ele ressalta. "Esta edição da Movelpar refletiu o investimento da indústria para apresentar aos lojistas produtos compatíveis com a exigência deste novo consumidor. Os negócios na feira foram estimulados ainda mais pela necessidade imediata do varejo em levar os lançamentos para os pontos de venda."
Qualidade do público
Na avaliação dos expositores, um ponto em comum: a qualidade do público visitante. "Quem nós esperávamos encontrar estava aqui", diz Cristiane Fernandes, gerente de marketing da Santos Andirá, empresa paranaense considerada uma das maiores indústrias moveleiras da América Latina. "A qualidade dos visitantes cresceu bastante. Vieram os lojistas mesmo, que é o público que a gente busca. O pessoal estava realmente focado em realizar negócios", avalia Cristiane. "Tivemos um volume de negócios muito bom e deixamos muitos outros engatilhados", acrescenta ela.
"Os grandes clientes que esperávamos realmente vieram", aponta Mariana Francisco, uma das gerentes de marketing da Mueller, tradicional fabricante de eletrodomésticos de linha branca para a cozinha, sediada em Santa Catarina. "Realizamos negócios em um volume legal, bem acima da última edição. Participar da Movelpar é sempre muito positivo para a gente. É uma região que concentra grandes redes varejistas. Reservamos novidades para apresentar aqui em Arapongas até como estratégia de visibilidade e uma maneira de entregar produtos exclusivos para quem visita a gente", afirma Mariana. "A feira, com certeza, tem potencial para ser muito maior."
Ricardo Nunes, presidente da Máquina de Vendas Brasil, holding que inclui marcas como Ricardo Eletro e Salfer, com 1.100 lojas no Brasil, resumiu a importância da feira para o varejo. "A Movelpar é sempre uma feira de referência em lançamentos. Aqui fortalecemos o relacionamento com os nossos clientes e temos a oportunidade de conhecer novos fornecedores. Percebemos que a indústria vem trabalhando para atender as exigências do consumidor que quer qualidade associada a preços competitivos. Design, cores e acabamentos são destaques. Viemos para conhecer as novidades e negociar compras".