Notícias

PR é um dos estados mais eficientes no combate à pobreza

20 set 2007 às 20:23

O Paraná está entre os Estados brasileiros em que o combate à miséria foi feito com maior eficiência, de 2005 a 2006, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (20) pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FVG), do Rio de Janeiro. A pesquisa constatou que 321 mil paranaenses deixaram a chamada linha da miséria, que é formada por pessoas com renda "per capita" inferior a R$ 125,00. Houve uma queda de 24,91% em relação à pesquisa anterior, de 2004.

Em âmbito nacional, a pesquisa coordenada pelo professor Marcelo Néri aponta que 6 milhões de brasileiros melhoraram de vida – queda de 15% em relação a pesquisa anterior. Isto significa que dois em cada dez brasileiros ainda estão na linha da miséria, ou seja 36,2 milhões (19,31% da população). Outras 8,7 milhões de brasileiros (4,69%) vivem com menos de US$ 1 por dia.


Ao analisar os números da pesquisa da FGV, o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, disse que a redução no número de pessoas que vivem na linha de miséria no Estado deve-se as políticas públicas desenvolvidas pelos governos estadual e federal, e que deram "prioridade ao cidadão de baixa renda".

Entre estas políticas o secretário citou o Bolsa Família, que é o maior programa de transferência de renda do país e atende 480 mil famílias no Paraná, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas; o piso regional criado pelo governo do Paraná, que fez com que o dinheiro passasse a girar no comércio, criando mais empregos; e a política de isenção fiscal concedida às micro e pequenas empresas, que investem na modernização e na contratação de pessoal.


Continue lendo