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Porto de Paranaguá assume liderança nacional de exportações de carne de frango

18 nov 2015 às 16:42

O Porto de Paranaguá assumiu a liderança nacional nas exportações de carne de frango com 1,25 milhões de toneladas exportadas nos dez últimos meses. A marca supera em 14% o volume de 1,10 milhões de toneladas do produto enviadas pelos portos catarinenses de Navegantes e Itajaí.

O Porto de Paranaguá assumiu a liderança nacional nas exportações de carne de frango com 1,25 milhões de toneladas exportadas nos dez últimos meses. A marca supera em 14% o volume de 1,10 milhões de toneladas do produto enviadas pelos portos catarinenses de Navegantes e Itajaí.


"A ampliação do modal ferroviário trouxe uma opção mais econômica para os produtores, fazendo com que a carne fosse canalizada para Paranaguá", afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Ele se refere aos investimentos feitos desde 2011 na modernização da Ferroeste para dobrar sua capacidade de operação.


Para o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, os investimentos na modernização do terminal paranaense trouxeram maior agilidade para as operações e impulsionaram as exportações.


"A ampliação do cais do Porto e a aquisição de novos equipamentos possibilitaram um aumento de produtividade e trouxeram novas rotas de navios para Paranaguá. Além disso, temos a nosso favor todo o trabalho dos avicultores do Paraná que lideram a produção no País", ressaltou Dividino.


As exportações de contêineres refrigerados carregados com carne de frango são feitas pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá. A TCP – empresa que administra o Terminal – possui a maior capacidade de tomadas reefer (tomadas para contêineres refrigerados) do Brasil, com 2.832 tomadas. Esta capacidade será aumentada para 3.100 tomadas reffers no início de 2016.


O diretor comercial da TCP, Juarez Moraes, disse que Paranaguá "virou o jogo para a exportação de carnes congeladas" a partir do momento que entendeu a vocação produtiva do Paraná e também do Mato Grosso do Sul.

"Para otimizar o conjunto logístico foi criado o corredor de congelados do Paraná, com participação do Governo do Estado, da Appa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em conjunto com os operadores portuários. Este projeto envolveu investimentos privados e a desburocratização do processo de exportação", destacou Juarez Moraes.


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