Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (26) o "Pimp My Carroça Curitiba". Segundo relato no Facebook, o projeto social tem como objetivo tirar os catadores da invisibilidade 'pimpando' suas carroças e sua autoestima. Os organizadores estipulam arrecadar pelo menos R$ 38.200 até o dia 5 de outubro para financiar o projeto, que já beneficiou diversos catadores nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro em 2012.
Com o "Pimp My Carroça", os organizadores querem valorizar o trabalho desses profissionais, que só na capital paranaense coletam diariamente de 445 a 550 toneladas de resíduos – quatro vezes mais do que o montante recolhido pelos caminhões do programa Lixo que não é Lixo, da prefeitura da cidade. O projeto está previsto para acontecer no fim de outubro. O local ainda não foi definido por questões burocráticas.
Durante o evento, os catadores chegarão com suas carroças e as entregarão para a equipe do Pimp. Lá, elas passarão por uma reforma estrutural, recebendo também equipamentos de segurança: retrovisores, faixas reflexivas, cordas e luvas. Depois da reforma, cada carroça será personalizada com a arte de grafiteiros locais, ficando novinha em folha.
O catador também receberá alimentação, tratamento médico e estético. O evento será encerrado com uma carroceata pelas ruas da cidade: uma exposição ambulante das carroças recém pimpadas.
Os apoios começam a partir de R$ 10, com recompensas correspondentes que variam do nome do doador constar nos agradecimentos até ganhar um grafite na parede da casa ou escritório.