O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse ao governador Beto Richa nesta segunda-feira (28) que a companhia estuda construir no Paraná uma unidade de calcinação de coque verde de petróleo, derivado utilizado como insumo por indústrias siderúrgicas, cimenteiras e termelétricas, entre outras. A empresa analisa ainda a possibilidade de fornecer para a indústria petroquímica o gás propeno que será produzido pela Refinaria Presidente Vargas (Repar), de Araucária. A unidade está em fase de ampliação e modernização, com investimento de 4,5 bilhões de dólares, até 2014.
Paulo Roberto Costa pediu também ao governador Beto Richa que o governo trabalhe junto ao empresariado brasileiro e estrangeiro para atrair psts o estado novas unidades para a construção de plataformas e módulos de plataformas, navios, supply boats e outros equipamentos. Na região de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, no litoral do estado, existe uma área que foi utilizada no passado na construção de jaquetas para plataformas.
O governador disse que foi informado pela Techint Engenharia e Construção que a empresa irá construir duas plataformas fixas de petróleo em Pontal do Paraná, para instalar no Rio de Janeiro. O projeto abrirá 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos no litoral. Richa também falou sobre o recém-lançado programa Paraná Competitivo, que prevê incentivos fiscais empresas que estejam dispostas a investir em novas plantas ou na ampliação de seus parques industriais no estado (com AEN).