Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Encontro técnico

Pesquisadores alertam sobre ameaça da erosão por manejo inadequado

Redação Bonde com assessoria de imprensa
10 mar 2017 às 12:12

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A erosão volta a ser um problema em muitas propriedades rurais do Paraná, devido a práticas inadequadas de manejo que favorecem formação de enxurradas e prejudicam o solo. A constatação dos pesquisadores vai ser discutida no 4º Encontro Técnico do curso de Agronomia da UniFil, com demonstração de como a água da chuva pode causar estragos em áreas onde produtores não cuidam corretamente do solo.

O professor da UniFil Esmael Lopes dos Santos e o pesquisador da Embrapa Soja Henrique Debiasi coordenam neste sábado (11) uma apresentação sobre "Manejo e conservação do solo e da água - O sistema de plantio direto é suficiente para controlar a erosão?". Com simulador de chuva, eles vão mostrar aos participantes os efeitos do escorrimento superficial da água e os prejuízos ao solo e às lavouras. A atividade começa às 8 horas, na fazenda experimental da UniFil (Estrada da Cegonha, km 5, região Sul de Londrina).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esmael Lopes dos Santos alerta que muitos produtores estão desmanchando curvas de nível para entrar com grandes máquinas (semeadoras e colhedoras) em áreas de cultivo. "Essas máquinas precisam de espaço e tem agricultores aumentando as distâncias entre as curvas para o manejo com os equipamentos. Sem a contenção, a água escorre e forma erosões", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Outra prática prejudicial, diz o professor de Agronomia da UniFil, é o sistema produtivo com a sucessão de soja e milho que não permite a produção de palhada suficiente para cobertura do solo no plantio direto. "É mais um fator que favorece as enxurradas", ressalta. Esmael Santos informar que o encontro técnico pretende orientar estudantes, professores, produtores e profissionais do agronegócio sobre os riscos e as perdas.

Os participantes poderão acompanhar em outras cinco estações com apresentações sobre controle de doenças, controle biológico de insetos-pragas, uso adequado de EPIs para o manejo de plantas invasoras, inoculantes para fixação biológica de nitrogênio e sistemas consorciados de culturas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo