Notícias

Persiste risco de inflação, diz Copom

17 jun 2010 às 09:13

O Comitê de Política Monetária (Copom) avalia que "permaneceram elevados os riscos" do cenário inflacionário desde a última reunião do grupo em abril. A avaliação consta da ata do encontro realizado na semana passada e que aumentou a taxa básica de juro em 0,75 ponto porcentual, para 10,25% ao ano. De acordo com o documento, "a despeito da reversão de parcela substancial dos estímulos introduzidos durante a recente crise financeira internacional, desde a última reunião permaneceram elevados os riscos à concretização de um cenário inflacionário benigno, no qual a inflação seguiria consistente com a trajetória das metas".

No trecho 25 do documento divulgado nesta quinta-feira, 17, os membros do Copom destacam que, por outro lado, nas últimas semanas "desenvolvimentos externos introduziram certa dose de cautela nas análises sobre o cenário prospectivo".

Diante da necessidade de atenção no cenário interno e com os desdobramentos do quadro internacional, o documento afirma que "prevaleceu o entendimento entre os membros do Comitê de que competiria à política monetária agir de forma incisiva para evitar que a maior incerteza detectada em horizontes mais curtos se propague para horizontes mais longos"


Continue lendo