Os primeiros números sobre a movimentação financeira do comércio no Litoral do Paraná durante o verão mostram aumento de 10% nas vendas de estabelecimentos comerciais da região na temporada 2012/2013 em comparação com o verão anterior. É o que mostra levantamento da Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral).
A elevação de 10% nas vendas corresponde a outro aumento, de 30 a 40%, observado no faturamento do comércio do Litoral do Paraná, fato registrado principalmente em Praia de Leste e Ipanema, em Pontal do Paraná, e nos principais balneários de Matinhos.
O aumento nas vendas está abaixo do esperado pela Assindilitoral. Em nota, a associação disse que, por causa do aumento de 30% no movimento de turistas nas praias paranaenses, era esperado um aumento maior também na movimentação comercial. Ainda segundo a Associação, os números tímidos mostram um consumidor de classes A, B e C cauteloso nesta temporada.
A Assindilitoral ainda reclamou em nota da falta de estrutura do Litoral do Paraná para receber os turistas, devido a reclamações de muitos veranistas com problemas relacionados ao transporte urbano, filas no ferryboat de Guaratuba, falta d'água e problemas com o tratamento de água.