Notícias

Paraná tem duas das dez maiores redes supermercadistas

31 mar 2016 às 09:02

O Paraná mantém duas redes de supermercados entre as 10 maiores do País. Com faturamento de R$ 4,095 bilhões e 44 lojas, a rede Muffato ficou em sexto lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) referente ao ano de 2015. É a mesma posição da lista anterior, referente a 2014. Com 41 lojas e faturamento de R$ 3,815 bilhões no ano passado, a rede Condor está em 9º lugar entre as maiores do País. No levantamento anterior, tinha ficado na 7ª posição. Os dados foram divulgados ontem.

Por meio da assessoria de imprensa, o diretor do grupo Muffato, Everton Muffato, comentou o resultado do ranking. "Nossas conquistas são frutos do empenho e da dedicação de nossos 11 mil colaboradores, da estreita parceria que mantemos com nossos fornecedores e do relacionamento de respeito e confiança que construímos com nossos milhares de clientes ao longo desses 41 anos de história."


O faturamento da rede cresceu 10,7% de 2014 para 2015. E, segundo o diretor, isso foi possível por alguns fatores, entre eles a inauguração de mais uma loja em Ponta Grossa, a expansão no interior de São Paulo com a abertura de duas lojas em São José do Rio Preto (SP), a "repaginação completa" de três filiais, os "investimentos constantes" em tecnologia e no treinamento do quadro funcional e o lançamento do ClubeFatto, um programa de fidelização que oferece benefícios e descontos aos clientes cadastrados. De acordo com a assessoria, o grupo Muffato está presente em 17 cidades do Paraná e de São Paulo, agora com 46 lojas (duas a mais que no ano passado).


Segundo a Abras, as redes que mais cresceram foi a mineira BH e a paulista Comper. O faturamento da primeira aumentou 16,5% e o da segunda, 33,7%. De forma geral, o setor cresceu nominalmente apenas 7,1%. "As maiores empresas do setor refletiram em seu desempenho as condições macroeconômicas do País. A média de crescimento das 20 primeiras do Ranking Abras foi de 7,9% nominal em 2015, na comparação com o ano anterior. Algumas empresas conseguiram obter crescimento real e expandiram seus negócios", afirma o presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda, por meio das assessoria.


Concentração


Os cinco maiores grupos que atuam em território nacional (Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, Cencosud e Zaffari), segundo a Abras, foram responsáveis por 52% do faturamento do setor no ano passado. Juntas, essas bandeiras acumularam no período uma receita de R$ 162,7 bilhões no ano passado, insuficientes, contudo, para evitar uma queda no faturamento real do setor. Apesar da alta nominal de 7,1%, os supermercados não conseguiram suprir a inflação oficial (IPCA) apurada entre janeiro e dezembro do ano passado, de 10,6%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Ainda de acordo com a associação, em 2015 houve um crescimento de 1,2% no número de lojas disponíveis no País. Em janeiro deste ano, a entidade somava 84,5 mil unidades supermercadistas. Entre os ramos de maior destaque está o de autosserviço, conhecido como atacarejo (atacado e varejo), cujo crescimento em vendas saltou 12% no ano passado, influenciado principalmente pela expansão no número de unidades.

Ainda de acordo com a Abras, a briga das empresas pela primeira colocação do setor é antiga, desde que o Carrefour perdeu a posição para o GPA, quando a rede ainda estava nas mãos de Abílio Diniz, filho do fundador. Antigo controlador do Pão de Açúcar, Diniz foi indicado para uma vaga no Conselho de Administração do Carrefour global. A Península, empresa de investimentos da família de Diniz, detém 5,07% do Carrefour global, sendo a quarta maior acionista. A reportagem não conseguiu entrevista na rede Condor.


Continue lendo