Notícias

Paraná tem aumento de 2,9% no emprego industrial

15 mar 2013 às 15:36

Em janeiro de 2013, o Paraná foi um dos únicos estados a apresentar crescimento no número de trabalhadores empregados na indústria entre as 14 unidades da federação pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). No Estado, houve aumento de 2,9% no numero de trabalhadores, em relação ao registrado no mesmo período de 2012.

O IBGE aponta que o Paraná teve a principal contribuição positiva para o índice brasileiro, que apresentou, em média, recuo de 1,1% no emprego em janeiro de 2013 na comparação com o mesmo mês do ano passado. No Paraná, o destaque são os setores têxtil (avanço de 15,6%), máquinas e aparelhos eletrônicos e de comunicação (10,3%), produtos químicos (8,2%) e alimentos e bebidas (4%).

Segundo a pesquisa, o Paraná também apresentou cenário positivo quanto ao número de horas pagas aos trabalhadores. Enquanto a média nacional teve recuo de 1,4% no número de horas pagas, o Paraná mais uma vez foi a principal contribuição positiva do Brasil, com 1,7% de aumento. Isso significa que o número de horas que o trabalhador passa na indústria trabalhando aumentou, da mesma forma que também cresceu o pagamento por elas. (atualizado às 19h05).


Continue lendo