Notícias

Paraná e China reafirmam interesse em manter parcerias

16 jul 2013 às 11:29

O vice-governador do Paraná, Flávio Arns, recebeu nesta segunda-feira (15) o Cônsul-Geral da China em São Paulo, Sun Rongmao, que veio ao Estado para reafirmar o interesse do seu país em manter parcerias estratégicas nos setores de agropecuária, infraestrutura, indústria e comércio. Após dez anos no Brasil, Rongmao retorna à China e será sucedido por Chen Xi.

Flávio Arns destacou a importância das parcerias com a China e a valorização da cultura chinesa pelos paranaenses. "Temos todo o interesse em manter as cooperações já estabelecidas com a China e ampliar nosso relacionamento para outras áreas, como cultura e educação", disse ele.


O Cônsul-Geral Sun Rongmao afirmou que nos últimos anos a relação entre o Brasil e a China se estreitou. "Somos o maior parceiro comercial do Brasil e no ano passado as relações comerciais movimentaram mais de US$ 85 bilhões", disse Rongmao. Em 2012, uma missão com quase 60 empresários foi à China para prospecção de novos negócios. Outra viagem está programada para o mês de novembro.


A forte presença de chineses no Paraná foi lembrada pelo presidente da Associação Cultural Chinesa do Paraná, Francisco Guo. "Curitiba concentra hoje a segunda maior colônia chinesa do Brasil. São quatro mil chineses que vivem na capital paranaense", disse.

O encontro contou com a presença do presidente da Agência de Internacionalização do Paraná, Rui Lemes, do Vice-Cônsul, Antônio Miller, e de José Luís Chong, relações públicas da Associação Cultural Chinesa no Paraná.


Continue lendo