Empreendedores paranaenses terão a chance de se conectar com os maiores empresários e profissionais de sucesso do País e com isso promover a aceleração de seus negócios. A Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, acaba de abrir inscrições para o Scale-up Endeavor, programa que apoia empresas que estão se destacando pelo alto crescimento, nos mais diversos setores.
O apoio acontece por meio da conexão com uma rede de mentores, formada pelos principais líderes empresariais do País, que há 17 anos doam tempo para a causa. O objetivo é que os selecionados aprendam com quem já fez e potencializem o impacto dos seus negócios para a geração de novos empregos.
Além das mentorias, a iniciativa, realizada há três anos no Brasil, promove trocas entre os participantes, que vêm formando uma comunidade das empresas que mais crescem, conhecidas como "scale-ups". Em 2016, o programa teve 5 mil inscritos e selecionou pouco mais de 200 empresas. Em uma das turmas, que aconteceu em São Paulo, os participantes triplicaram de tamanho em faturamento e dobraram a quantidade de funcionários ao longo do ano. As inscrições vão até 5 de março, e os interessados podem saber mais em scaleupendeavor.org.br.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Um estudo realizado pela Endeavor Global reforça o impacto das mentorias. O levantamento analisou 2.500 empresas do setor de tecnologia, nos Estados Unidos, e uma característica chamou a atenção: no grupo que não contou com a ajuda de mentores, apenas 10% dos negócios foram bem-sucedidos, enquanto que, entre aqueles que tiveram influência direta de empresas de sucesso, o dobro de empreendedores se tornaram grandes cases.
"O Scale-up Endeavor acredita no poder dessas conexões e tem uma metodologia que potencializa o impacto das trocas. Primeiro, pensamos em formar a melhor rede, ou seja, fazer uma ótima seleção dos empreendedores e mentores. Depois, em gerir da melhor forma o tempo dos envolvidos. Por fim, criar e acompanhar entregas claras, que estejam diretamente ligadas aos desafios mais críticos para o crescimento do negócio.", explica Marco Antonio Mazzonetto, coordenador da Endeavor no Paraná.
Scale-up
O programa terá eventos oficiais de abertura, no mês de abril, seguidos pela fase de diagnóstico dos desafios, e a de apadrinhamento, na qual serão feitos os matchings entre empreendedores e mentores. Ao longo do ano serão realizadas mentorias coletivas e encontros mensais entre os líderes de empresas com maior sinergia. Além do evento de encerramento do programa, os selecionados participarão ainda dos eventos realizados pela Endeavor no País.