O novo presidente da Nossa Caixa, Demian Fiocca, informou hoje que o banco vai criar uma linha de crédito de R$ 1,5 bilhão para pequenas e médias empresas. Segundo ele, essa linha terá taxa de juros entre 1,55% ao mês e 1,8% ao mês, com prazo para pagamento de até 36 meses e seis meses de carência. Ainda de acordo com o executivo, os juros praticados representam uma queda de aproximadamente 60% em relação às demais linhas do banco para pessoas jurídicas.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (6) em cerimônia na sede da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), que contou com a participação dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Miguel Jorge, e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, entre outras autoridades.
Fiocca reiterou que irá atender os pedidos do governo federal para expandir o crédito no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, reduzir as taxas de juros e os spreads (diferença entre o custo pago pelo banco para captar recursos e o juro que ele cobra dos clientes). "O nosso primeiro desafio é expandir o crédito, como já enfatizou o ministro Mantega. Vamos fazer isso com segurança", disse.
Na linha de crédito criada hoje, chamada de "Giro Nossa Caixa Flex", o banco vai utilizar a mesma plataforma do Banco do Brasil (BB) para conceder esses empréstimos de forma automatizada, dando maior agilidade ao processo.