Funcionários da Caixa fizeram protesto nesta terça (12) em frente à sede do banco em Brasília. Eles escolheram o dia de aniversário de 149 anos da instituição para reivindicar novo plano de cargos comissionados. Também estão previstas manifestações de funcionários em agências da empresa e nas ruas de várias cidades.
Segundo o Sindicato dos Bancários de Brasília, os empregados da Caixa reivindicam também que a empresa devolva os valores descontados, relativos aos dias parados na greve de 2008. Segundo eles, não houve respeito ao acordo de compensação.
De acordo com o sindicato, um acordo aditivo firmado em 2008 previa a implantação do plano até o fim de 2009. Segundo o diretor da Federação dos Bancários do Centro-Norte e do Sindicato dos Bancários de Brasília, Adilson Sousa, a Caixa informou que não tem autorização dos órgãos controladores do banco para implantar o plano de cargos comissionados.
"Fazemos esse protesto neste dia para manifestar o descontentamento dos funcionários". Os manifestantes fizeram um bolo de aniversário e a festa tinha banda musical, fogos de artifício e balões pretos que foram soltos.
No interior do prédio, a presidente da instituição, Maria Fernanda Coelho, afirmou que houve avanços na relação da direção do banco com os funcionários.
"Talvez seja nesse setor onde a gente mais expandiu. Como diz o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva], por mais que se faça, a sua demanda sempre será maior do que tem condições de oferta. Isso é da dinâmica do movimento, da relação entre a Caixa e seus empregados. Acredito que neste ano, consolidam as conquistas que obtivemos e se possível ainda teremos mais avanços", disse ela à Agência Brasil, após evento em comemoração ao aniversário do banco.