A Nissan Motor, terceira maior montadora do Japão, anunciou hoje um recall de mais de 2,1 milhões de carros ao redor do mundo, devido a uma falha do sistema de controle do motor. A companhia trocará as peças com defeito de certos modelos, porque a falha pode fazer com que "o motor pare enquanto está em movimento", afirmou a empresa, em comunicado enviado ao Ministério de Transportes do Japão.
Só no Japão a Nissan realizará um recall de 834.759 veículos de nove modelos, incluindo o Cube, o March e o Tiida, produzidos no país entre 2003 e 2006, afirmou um porta-voz da companhia. A montadora também revisará 761.528 automóveis na América do Norte, 354.170 na Europa e 194.409 na China e em Taiwan.
Nenhum acidente relacionado à falha no motor foi reportado, afirmou outro porta-voz da empresa. "nós substituiremos as peças em outros países também, de acordo com as regulações de cada país", disse. A Nissan, que é parcialmente controlada pela Renault, afirmou separadamente que fará outro recall de 1.399 carros no Japão, por conta de um problema com as molas traseiras dos veículos.