Notícias

Moradores reclamam de barulho na Gleba Palhano

26 fev 2013 às 16:41

Os moradores dos prédios da rua João Huss estão descontentes com o barulho provocado pela movimentação de clientes e pelo som alto, após às 22h, em um bar do Eco Mercado Palhano, localizado na zona sul de Londrina. Na segunda-feira (25), o Conselho de Condomínios Residenciais da Gleba Palhano (ConGP) encaminhou ofício ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) pedindo providências sobre o horário de funcionamento dos estabelecimentos da região. Além do bar, a quadra Palhano Sports também é alvo das críticas.

O ConGP está recolhendo assinaturas dos condôminos dos prédios do bairro e deve encaminhar o abaixo assinado à Promotoria do Meio Ambiente. "Nós não queremos fechar os locais, mas é preciso uma readequação por causa do horário", afirmou a presidente do conselho dos condomínios, Alessandra Resquetti.


De acordo com ela, os ruídos são provenientes do deck instalado em uma área externa do mercado. "As pessoas ficam conversando no local, que também tem música e som alto. Uma área que foi feita para ser um espaço agradável se tornou um transtorno diário para os moradores", comentou. A presidente defendeu que, a princípio, o mercado atenderia o público até às 23h, mas disse que o local fica aberto até a madrugada. "O estabelecimento poderia funcionar no horário de um shopping center", sugeriu.


Alessandra ainda reclamou da fumaça que sai da tubulação de um dos restaurantes do mercado. "A fuligem de carvão e gordura tem um odor desagradável em uma área residencial."


O presidente do Consemma, Gilmar Domingues Pereira, confirmou que recebeu a denúncia durante a reunião de ontem quando a plenária aprovou o encaminhamento de ofício à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) solicitando fiscalização nos locais com a "possível participação dos conselheiros".


A administração do Eco Mercado Palhano informou que assumiu o papel de intermediador entre moradores e os proprietários do bar para chegar a um consenso sobre o funcionamento do local. O mercado esclareceu que funciona até as 22h e o bar atende até 1h. A administração comunicou que ainda não recebeu nenhuma notificação sobre as denúncias do ConGP.


Em entrevista ao Portal Bonde, a empresária Lediana Pais, sócia do Barzera, argumentou que o estabelecimento possui isolamento acústico na parte interna e que os decibéis estão dentro do permitido e não atingem o deck externo, conforme aferições realizadas.


Segundo a empresária, o bar apresenta a infraestrutura necessária para trabalhar com som ambiente e música ao vivo e lembrou que algumas alterações já foram feitas pelo mercado para atender os condôminos. "O sistema de carga e descarga foi mudado para não incomodar os moradores durante a noite. As paradas noturnas de caminhões para entrega de bebidas não ocorrem mais", comentou.


De acordo com ela, o problema também é gerado pela conversa das pessoas na rua. "Quando os clientes vão embora ou saem para fumar, eles conversam na rua próxima ao mercado. Neste caso, a culpa também cai sobre o bar", comentou. Lediana disse que possui alvará para abertura do deck e lembrou que já participou de reuniões com intuito de chegar a um consenso com a população.


"Estamos disposto a conversar para não entrar em conflito com os moradores que também são nossos clientes", ponderou.


Quadra de futebol


No final do ano passado, representantes do ConGP e da quadra Palhano Sports se reuniram e firmaram um acordo, mas Alessandra Resquetti argumenta que o problema não foi resolvido. "Os jogos vão até 1h ou 2h com holofotes acesos, juiz apintando e jogadores xingando, o que é típico do futebol. O problema é o horário. Além disso, o trânsito de veículo é intenso até de madrugada por causa dos estabelecimentos em funcionamento", criticou.

Procurado pela reportagem do Portal Bonde, a direção da Palhano Sports disse que não tinha conhecimento do ofício encaminhado ao Consemma e afirmou que vai aguardar novas informações sobre o caso para se pronunciar. A direção do local defende que o acordo realizado no ano passado é de funcionamento da quadra até 23h30. A Palhano Sports afirmou que cumpre o acordo e que a lanchonete do estabelecimento fecha no máximo a meia-noite.


Continue lendo