O McDonald's colocou à venda as lojas próprias que tem na América Latina. O motivo é a baixa rentabilidade que tem apresentado as subsidiárias da marca na região. Com a decisão, as 16 lojas próprias do Paraná serão colocadas à venda. O Estado conta com estes estabelecimentos mais sete lojas franqueadas. Em Curitiba são 14 lojas, sendo cinco franquias e nove lojas próprias. No total a rede tem 544 lojas no Brasil, que estão avaliadas em R$ 1,5 bilhão.
Segundo reportagem do jornal ''Valor Econômico'', o plano do grupo é vender as lojas em bloco para master franqueadores, investidores que ficarão também com a gestão das demais lojas franqueadas. Através desta estratégia, em vez de ter subsidiárias integrais e responder pela administração da rede, a multinacional passará apenas a receber royalties. Este novo sistema é denominado pelo grupo de ''Developmental Licensees'' (ou ''licenças de desenvolvimento'').
Em nota enviada à Folha, a McDonald's Corporation informou que tem planos de implementar esta estratégia dentro dos próximos três anos, em 15 a 20 países representando um número aproximado de 1.500 restaurantes. O grupo informou que este sistema é um modelo de negócios bem sucedido em muitos dos mercados da rede há mais de 20 anos e utilizado em mais de 30 países.
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