Um ranking feito pela Marketing Editora estima que Londrina deve crescer como polo de consumo em 2013. Com um total de consumo de R$ 10,7 bilhões para este ano, Londrina passou de 38º para 36º lugar na lista que analisa os municípios brasileiros com maior potencial de consumo.
De acordo com reportagem de Nelson Bortolin, da Folha de Londrina, o cresimento representa um aumento de 9% em comparação ao ano passado.
Com base em dados oficiais, o IPC Maps analisa 22 setores de consumo, entre eles, manutenção do lar, alimentação dentro e fora do domicílio, materiais de construção, gastos com veículos, com medicamentos, despesas com viagens, transporte, bebidas, calçados, e roupas. E considera oito classes sociais: A1, A2, B1, B2, C1, C2, D, e E.
Dos R$ 10,7 bilhões a serem consumidos em Londrina, a maior fatia, R$ 2,522 bi, vai para o grupo de "manutenção do lar". Em segundo lugar, aparece o grupo "outras despesas", com R$ 2,385 bi. Neste caso, entram os gastos com cabeleireiros, empregados domésticos e até alimentos para animais e aquisição de veículos, por exemplo. Somente em terceiro lugar é que aparecem os gastos com alimentação em domicílio, com R$ 1 bilhão.