Os comerciantes de Londrina esperam o aumento de 5,9% nas vendas do Dia das Mães, em relação à mesma data do último ano, segundo o levantamento da pesquisa ACIL/Chiusoli. Sobre o valor gasto com presentes, a média geral apontada pelos lojistas é de R$ 133.
De todos os empresários ouvidos, 50,6% não irão preparar promoção de preços no período de pré-vendas, contra 49,4% que responderam positivamente. Para compras a vista, 64,9% dos lojistas pretendem trabalhar com descontos. Os outros 35,1%, não.
Já em relação ao parcelamento para as compras com cartão de crédito, 95,9% dos entrevistados responderam que devem aderir à prática. Ainda no quesito vendas, 37,5% dos entrevistados responderam que pretendem trabalhar com promoções de fidelização durante o Dia das Mães, como brindes e sorteios de prêmios.
A pesquisa também revela que o comércio tem boas expectativas para 2014. De todos os entrevistados, 70,4% dos empresários estão otimistas com as vendas e faturamento das empresas durante o restante do ano; 16,6% estão indiferentes; e 13% pessimistas.
A apuração foi realizada entre os dias 28 e 29 de abril, com empresas associadas e não associadas da ACIL, através de uma amostragem com 170 entrevistas. Os segmentos pesquisados foram: artigos eletrônicos, calçados, confecções, cosméticos/perfumaria, floricultura, joalheria/relojoaria, livraria, lojas de departamento, ótica, outros.