A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) divulgou na tarde desta quarta-feira (9) o resultado da pesquisa sobre a expectativa dos lojistas para o Dia das Crianças, comemorado no próximo sábado (12).
De acordo com o levantamento da ACIL/Chiusoli, realizado nos dias 7 e 8 de outubro, os comerciantes esperam um aumento de 3,7% nas vendas. No entanto, o diretor comercial Marcelo Ontivero afirmou que o crescimento poderia ultrapassar os 5% se não fosse a greve dos bancos, iniciada há mais de 20 dias.
"Alguns clientes não têm o hábito de utilizar o caixa eletrônico ou de realizar compras com cartão, o que acaba prejudicando as vendas. Além disso, o consumidor precisa enfrentar longas filas nos caixas", avaliou.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Ele lembrou que no último sábado (5) houve crescimento no movimento das lojas por causa do Dia das Crianças e devido ao pagamento no início do mês. A pesquisa ainda aponta que dos 104 lojistas ouvidos, 53,8% acreditam que as vendas terão um crescimento em relação à mesma data do ano passado.
O ticket médio, gasto individual por consumidor, será de R$ 103. "Alguns produtos com maior valor agregado, como smartphones e tablets são procurados como presentes para as crianças, o que aumenta o ticket médio", explicou o diretor da ACIL.
Ontivero ainda destacou que a pesquisa revelou que 87,5% dos lojistas estão otimistas quanto ao desempenho das empresas em outubro, novembro e dezembro, principalmente com a chegada do Natal.